© 2016 - Todos os direitos reservados

R. Sérgio Gaspareto, 832

Parque Res. Morumbi III

Foz do Iguaçu - PR, Brasil.

45 3028-9393

0800 602-9393

Please reload

Posts Recentes

FERRAMENTAS PARA VIDRACEIROS

January 10, 2018

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Quais os tipos de vidros existentes e onde são utilizados cada um deles?

January 31, 2017

          Você conhece tudo sobre vidros e suas aplicações? Talvez isso passe como um item comum para a maioria das pessoas, porém com o passar do tempo, o clima do nosso planeta está se tornando cada vez mais "irregular" onde o grande problema é no verão, quando os níveis de raios ultravioletas são altíssimos.

CONFIRA ABAIXO OS TIPOS DE VIDROS EXISTENTES.

 

  • VIDRO COMUM (vidro float).

         É composto por mais de 50% de areia, (sílica),  sob uma temperatura de 2000º C  esse material fica em estado líquido semelhante à lava,  logo após a diminuição da temperatura é acrescentado o calcário e dolomita. 

 

     Após a homogenização da mistura é acrescentado o vidro, (sobra de vidro moído), Após esse processo, a temperatura da mesma diminui para 1600ºC, onde então é formado o vidro.

     Esse tipo de vidro é comercializado nas espessuras de 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10, 12, 15 e 19mm.

 

Veja todo esse processo no vídeo abaixo:

 

  • VIDRO DE SEGURANÇA

Esses podem ser classificados em dois tipos:

 

VIDRO TEMPERADO

 

                  É o vidro que recebe um tratamento térmico, ou seja, o mesmo é aquecido e resfriado em poucos instantes, esse processo o torna mais rígido e mais resistente à quebra.. Em caso de quebra, ele produz pontas e bordas menos cortantes, fragmentando-se em pequenos pedaços. arredondados.

 

VIDRO LAMINADO

 

                   Esse vidro é composto por duas chapas de vidro intercalados por uma película plástica de alta resistência. O Vidro laminado é muito utilizado em automóveis, fachadas, pisos, portas, divisórias e vitrines, sendo que quando o mesmo é quebrado, os pedaços ficam presos á película. 

 

 VIDRO BLINDADO

 

             É um vidro multilaminado com função de proteger contra disparos de arma de fogo. Cada fabricante desse tipo de vidro pode abrir mão de uma composição especifica. A espessura desses vidros varia de acordo com o nível de proteção que eles oferecem, onde o Exercito Brasileiro se encarrega de certificar os fabricantes para esse tipo de produto.

 

 

  • VIDRO COLORIDO

           Esse se divide em duas principais categorias,  VIDRO PINTADO ou SERIGRAFADO

 

 

VIDRO PINTADO

 

               É o vidro float porém em seu processo de fabricação ele recebe uma camada de tinta onde garante á ele brilho e a coloração desejada. Devido à sua versatilidade ele é usado em móveis, fachadas, hotéis, etc.

 

 

 

VIDRO SERIGRAFADO

   

         No processo de serigrafia do vidro é feita a aplicação de uma tinta vitrificante (esmalte cerâmico) no vidro comum, incolor ou colorido na massa. Em seguida esse vidro passa por um forno de têmpera onde os pigmentos cerâmicos passam a fazer parte dele. Ao final do processo, obtém-se um vidro temperado com textura extremamente resistente, inclusive ao atrito com metais pontiagudos.

 

 

  • VIDRO ACIDATO

        São vidros tratados com ácidos e possuem uma aparência esbranquiçada, muito utilizado por arquitetos e designers em moveis pois agregam elegância pela sua característica fosca.Este pode ser translúcido ou colorido.

 

 

 

 

 

  • VIDRO JATEADO

        É um vidro que recebe jatos de areia onde sua camada superficial é danificado mecanicamente (pela areia) transformando-o levemente áspero e translucido.

 

  • VIDRO RESISTENTE À FOGO

              São vidros preparados para as funções de isolar o calor emitido pelo fogo e também impedir que os gases da combustão e da queima se propaguem pelos ambientes.

Os níveis de proteção são medidos em períodos de tempo definidos (30, 60, 90, 120 e 180 minutos)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      Independente de qual seja sua aplicação, o vidro tem se tornado um item indispensável para nós, sem essa grande invenção não teríamos, conforto, segurança e modernidade no nosso dia-a-dia.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags