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FERRAMENTAS PARA VIDRACEIROS

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Como chegar antes na obra - parte 1

October 18, 2017

 

Nesse post que terá continuidade na próxima semana com a segunda parte, falaremos da importância do vidraceiro chegar no momento certo na obra.

 

O momento em que se chega na obra pode definir o custo
 

Esse parece ser um tema sem importância, mas é bom que cada vidraceiro reflita sobre ele. Ele pode determinar a lucratividade do negócio com instalação de vidros. A pergunta que cada dono de vidraçaria deve fazer para si mesmo é: em que momento minha vidraçaria está chegando na obra? Na fase do projeto, na fase intermediária ou na de acabamento?

Se ela chega depois do serralheiro, quando esse já está começando a montar as esquadrias, com certeza a procura será por vidros com menores preços. No caso de fechamento com vidros temperados, no qual não existe a montagem das esquadrias, chegar tarde na obra é o momento em que a pessoa que decide pelo serviço já tem dois ou três outros orçamentos em mãos. Nesse caso a decisão também recairá sobre o melhor custo-benefício.

Chegar antes na obra não significa simplesmente chegar rápido e ser o primeiro a passar o orçamento em alguns casos em que a sorte ajudar. Significa conquistar a confiança ou oferecer a solução completa a ponto de se fixar na mente dos clientes para que estes procurem seu negócio como primeira opção. Aqui vão, portanto, algumas dicas. Sabemos que não se trata de mágica, mas sim de muito trabalho, dedicação e comprometimento.

 

1 – Conquistar a confiança dos especificadores
 

Sua empresa é a primeira a ser chamada por arquitetos, engenheiros, proprietários de construtoras, designers de interiores e fabricantes de móveis quando esses vão iniciar algum novo projeto? Se a resposta for sim, o caminho está correto. Se a resposta for não, esse ponto precisa ser desenvolvido na sua empresa. Tais profissionais costumam exigir muito dos seus parceiros vidraceiros e, em alguns casos, existem até atritos.

Porém, se a confiança deles é conquistada, sua empresa terá um cliente fiel que garantirá projetos futuros e ainda irá divulgar sua marca a outros.

Trata-se geralmente de público exigente, por isso sua empresa deve:

  • Prometer somente o que irá cumprir e ser pontual nos prazos que forem definidos.

  • Estar preparado tecnicamente para oferecer a melhor solução de envidraçamento.

  • Conhecer as opções em vidros do mercado e indicar o que melhor atende à necessidade apresentada.

  • Cuidar da apresentação pessoal, tanto na hora da primeira visita quanto na hora da instalação.

  • Conhecer as normas técnicas e não oferecer gambiarras.

  • Praticar preço justo, sabendo defendê-lo de forma que o cliente não considere que você está se aproveitando da confiança que ele deposita em seu trabalho.

  • Não criticar outras vidraçarias abertamente; somente apresente as vantagens que o cliente terá (ou teve) com seu trabalho.

No relacionamento com especificadores é comum que alguns deles se aproveitem de projetos feitos pela sua vidraçaria e executem com outro mais barato. Se isso ocorrer, não é preciso brigar ou tentar colocar defeito no trabalho dos outros – mas é possível argumentar com tais profissionais que isso prejudica o relacionamento comercial entre as partes. Não fuja do diálogo constrangedor nesses casos.

 

Continuamos na próxima semana com a parte 2. Não perca!

 

 

Fonte: http://www.vidros.inf.br/como-chegar-antes-na-obra/

 

 

 

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